umesc 35 anos oficial selo  
“ACESSO A DEUS”
 
Texto Base: Rm 5.2 = “... pôr intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”.
 
Introdução: Ter acesso significa: Ter entrada, poder aproximar-se, ser aceito e ser ouvido; Ter liberdade: para vir, após ser removido cada obstáculo.
 
I –   Pôr qual caminho Israel podia aproximar-se?
a) Sacrifício = O sacrifício tinha que ser trazido pelo sumo sacerdote e assim a entrada estaria livre.................... Êx 29.36
 
II – Como a entrada é possível nos dias de hoje?
a) Através do sacrifício de Cristo...................................... Hb 9.14
b) Pôr Jesus, o único caminho............................................ Jo 14.6
c) Através d’Ele, a única porta........................................... Jo 10.9
d) Pôr meio de seu eterno propósito................. Ef 2.13 e 3.11,12
 
III – Todos são convidados para entrar.
a) Todos são bem vindos.................................................. Mt 11.28
b) Eles devem chegar confiadamente................................ Hb 4.16
 
IV – As promessas aos que se aproximam.
a) Ele não lança ninguém fora............................................ Jo 6.37
b) Nunca nos abandonará.............................................. Hb 13.5,6
c) Concede paz e descanso...................... Mt 11.28-30 e Jo 14.27
=================================================
Referências Bíblicas:
 
Êx 29.36 = Cada dia prepare um novilho para ser sacrificado como oferta pelo pecado. É sacrifício expiatório – para pagar pecados. Com a oferta pelo pecado, você purificará o altar. Depois você derramará o azeite da unção sobre o altar, para a consagração dele.
 
Hb 9.13, 14 = E se, sob o sistema antigo, o sangue dos touros e bodes e as cinzas das novilhas podiam purificar do pecado os corpos dos homens, calculem como o sangue de Cristo, com muito maior certeza, transformará as nossas vidas e os nossos corações. O sacrifício dele nos liberta da preocupação de Ter de obedecer aos regulamentos antigos e nos faz desejar servir ao Deus vivente; pis, com a ajuda do eterno Espírito Santo, Cristo de bom grado entregou-Se a Deus para morrer pelos nossos pecados – Ele, que era perfeito, sem uma única falta ou pecado.
 
N.H: Jesus ofereceu como sacrifício seu próprio sangue. Se o sacrifício de animais podia alcançar a purificação cerimonial, quanto mais o sacrifício espiritual de Cristo purificará a alma.
Jo 14.6 =Jesus disse: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai, a não ser por Mim”.
 
N.H: A viagem celeste é segura em Cristo:
a)        O Caminho – a cruz que dá acesso ao pecador arrependido pela expiação do sacrifício.
b)       A Verdade– a nova aliança que inclui a “lei da liberdade” que perfeitamente agrada a Deus.
c)       A Vida – a vida da ressurreição.
 
O sexto pronunciamento Eu Sou é triplo, com as duas últimas expressões exem-plificando o sentido no qual Jesus é o caminho. Ele é a verdade sobre Deus e a verdadeira vida de Deus. Como tal, ele nos revela a verdade e nos dá a vida.
 
Jo 10.9 =Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
 
N.H: O terceiro pronunciamento Eu Sou de Jesus descreve-o como a Porta das Ovelhas. A figura de linguagem contrasta com a proteção de Jesus das ovelhas no curral com os usurpadores, os falsos profetas da época do AT e os falsos messias das épocas mais recentes. Entrar no aprisco através de Jesus é uma ação salvadora e fornece vida, proteção e provisões abundantes às ovelhas. A frase e entrará, e sairá não significa que uma pessoa pode vacilar em relação a estar em Cristo em um momento e fora dele noutro. As ovelhas entram no aprisco para terem seguran-ça e saem para a pastagem sob os cuidados de seu pastor.
 
Ef 3.11,12 =...segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.
 
N.H: Todos os designos de Deus se centralizam no Filho do Seu amor.
 
Mt 11.28 = Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
 
N.H: Jesus tem autoridade para convidar os homens a irem a Ele. Não estende este convite aos fortes, porém aos cansados e oprimidos.
 
Hb 4.16 = Portanto, vamos ousadamente até o próprio trono de Deus e permanecemos lá para recebermos a sua misericórdia e acharmos a sua graça para nos ajudar em nossos tempos de necessidade.
 
N.H: O acesso a Deus é um privilégio sacerdotal, reservado para aqueles que têm sido purificados da contaminação do pecado pelo sacrifício de Jesus, e pôr isso podem oferecer sacrifícios de louvor, agradáveis a Deus.
 
Misericórdia e... graça para socorro. A misericórdia fala da nossa necessidade de perdão quando caímos na tentação, e a graça nos traz auxílio oportuno para nos fortalecer no meio da tentação.
Jo 6.37 = Mas alguns virão a Mim – aqueles que o Pai Me deu – e nunca, nunca rejeitarei os que vierem.
 
N.H: Todo aquele que o Pai Me dá. Deus conduz à fé todos aqueles que escolheu redimir. A redenção do eleito é certa. O Filho promete aceitar qualquer um que crê verdadeiramente.
 
Hb 13.5,6 = Afastem-se do amor ao dinheiro; sintam-se satisfeitos com o que vocês têm. Porque Deus Disse: “Eu nunca, nunca abandonarei você, nem o desampararei”. (v.6) É por isso que nós podemos afirmar sem qualquer dúvida nem temor: “O Senhor é meu Ajudador, e eu não tenho medo de nada que o simples homem possa me fazer”.
 
N.H: Aqueles que são tentados pelo amor ao dinheiro e pelo descontentamento são identificados como aqueles que procuram a sua segurança nos recursos financeiros. Mas a promessa que Josué recebeu oferece maior segurança: “Não te deixarei nem te desampararei” (Js 1.5). A nossa resposta confiante reafirma que o Senhor é o nosso auxílio e nos liberta de todas as formas de medo, pois nunca nos abandonará.
 
Mt 11.28-30 =Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (v.29) Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendeis de Mim, porque Sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. (v.30) Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.
 
N.H: Embora a Lei tivesse sido dada pôr Deus como uma ajuda a Seu povo, as tradições orais dos escribas e fariseus iam bem além das exigências de Deus, e se tornaram uma carga pesada (12.2). Quando a Lei foi entendida como meio de salvação, tornou-se um “jugo de escravidão” (Gl 5.1). Por contraste, o jugo de Jesus, conquanto exigente, é “suave” porque vem daquele que é “manso e humilde de coração” e pode assegurar verdadeiro descanso para a alma.
Sobrecarregados. Os que levam o fardo dos fariseus, as exigências da lei e as tradições para serem salvos (Mt 23.4).
Jugo. Os rabinos fariseus usaram a metáfora do “jugo da lei”.
 
Jo 14.27 =Eu estou lhes deixando um presente – a paz de espírito! E a paz que Eu dou não é passageira como a paz que o mundo dá. Portanto, não se aflijam nem tenham medo.
 
N.H: Paz. Esta era uma saudação hebraica comum usada em um cumprimento ou despedida. Jesus lhe dá um mais profundo sentido, que reaparece nas saudações das cartas do NT. A paz de Jesus é verdadeira reconciliação com Deus, alcançada por Sua morte. É o supremo remédio de todos os temores e o legado de Jesus deixado a seus herdeiros. Há paz onde Cristo está. A partida do Senhor para o Pai não marca a derrota, mas a vitória. O Espírito Santo continuará comunicando a paz e a segurança, visto que Ele é o Pacificador de Deus (Is 26.3s), não eliminando o perigo, mas assegurando ao crente que Jesus controla tudo.
 
 
Pr. Paulo Ludwig Batista
Nova Camboriú / Camboriú – SC

Mensagens e Estudos