umesc 35 anos oficial selo  
 “A Promessa do Pai”
 
Texto Base: At 1.4 = E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
 
N.H: ... a promessa do Pai = O prometido dom do Pai (Jl 2.28,28) é o batismo no Espírito Santo. O cumprimento desta promessa, no en-tanto, é descrita como ser cheios do Espírito Santo”. Assim, batizado no Espírito e cheio do Espírito”, às vezes, são usadas como equivalentes nas Escrituras.
 
A partícula grega que aparece nos pertinentes textos do NT leva para a tradução com ou no Espírito Santo, em se tratando do batismo pentecostal. Este batismo “com” ou “no” Espírito Santo, não deve ser identificado com o recebimento do Espírito Santo na ocasião da regeneração. São duas obras distintas do Espírito Santo. Muitas vê-zes separadas por um período de tempo.
 
Introdução: O Senhor Jesus é a dádiva de Deus ao mundo e o Espírito Santo é a dádiva do Pai para seus filhos como auxílio e poder.
 
1 – O que recebemos através da promessa do Pai?
a)      Um intercessor. ................................................... Rm 8.26,27
Rm 8.26,27 = E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
 
N.H: A palavra ajuda não indica que o Espírito Santo ora em nosso lugar, mas que o Espírito Santo participa conosco e torna eficientes nossas orações sem energia. A palavra inexprimível não significa, necessariamente, “silenciosos”, mas pode significar, mais exata-mente, “incapaz de serem colocadas em palavras”. Assim sendo, o Espírito Santo nos auxilia em nossa fraqueza nossa incapacidade de orar inteligente-mente a respeito de certas situações, orando com gemidos inexprimíveis (ou “suspiros”). Tal intercessão é feita de acordo com a vontade de Deus (v.27).
Como cristão você não depende de seus recursos para lidar com os proble-mas. Mesmo quando não souber as palavras certas para orar, o Espírito Santo ora com e por você e Deus responde. Com o Espírito o ajudando a orar, você não precisa ter receio de aproximar-se de Deus. Peça ao Espírito Santo para interceder por você segundo a vontade de Deus. Então, quando levar seus pedidos ao Pai, confie que Ele sempre faz o melhor.
 
b)      Um consolador. ........................................................ Jo 14.16
Jo 14.16 = E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Conso-lador, para que fique convosco para sempre.
 
N.H: Outro (gr allo “outro do mesmo tipo”) Consolador (gr parákletos, para“ao lado de” e klêtos “Chamados”).Significa literalmente “alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar”, É um termo rico de sentido significativo como Consolador, Fortalecedor, Conselheiro, Socorro, Aliado e Amigo. Um “encoraja-dor” - “quem dá força”. O Espírito Santo é uma pessoa poderosa de Deus que está ao nosso lado, trabalhando conosco e por nós. O ape-lativo tem matizes jurídicos (advogado defensor).
 
c)      Um testemunho do Senhor. ...................................... Jo 15.26
Jo 15.26 = Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.
 
N.H: Outra das funções do Espírito orientadas em Cristo é o testemunho sobre o mesmo. Esse testemunho será autêntico porque o Espírito de Deus é o Espírito da Verdade. O cristão que dá testemu-nho se torna sócio do Espírito Santo que o capacita a dar uma visão convincente de Cristo.
 
2 – Como experimentamos esta promessa?
a)      Através da fé. ............................................................. Gl 3.14
Gl 3.14 = ... para que a bênção de Abraão chegasse aos gen-tios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.
 
N.H: O conteúdo da promessa de Deus a Abraão (v.8) é definido como a promessa do Espírito pela fé. Receber o Espírito é ter a justiça, a vida e todas as bênçãos espirituais.
Os gentios que chegaram à fé, cujas vidas são marcadas pela habita-ção do Espírito, são o cumprimento da promessa de que através de Abraão todas as nações serão abençoadas. O Espírito é a benção prometida a Abraão.
 
b)      Pela esperança da promessa. ....................................  Lc 24.49
Lc 24.49 = E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
 
N.H: O Jesus ressurreto enviará aquilo que o Pai prometeu, o dom do Espírito Santo. A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Os discípulos aguardaram o cumprimento desta promessa em oração perseverante. O crente atual que busca o batismo no Espírito Santo deve fazer a mesma coisa.
 
c)      Por meio da oração perseverante. ............................ Lc 11.13
Lc 11.13 = Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
 
N.H: Jesus estimula a oração lembrando-nos da natureza daquele a quem estamos orando. Deus sempre responderá às orações dos Seus filhos, mas o maior dom é o próprio Espírito Santo. Todo crente tem o Espírito, mas este pedido, se dirigido com fé, abre o caminho para Sua atuação mais ampla.
 
3 – A conseqüência do recebimento do Espírito Santo: Temos...
a)   Poder para viver conforme a vontade de Deus. ....... Fp   2.13
Fp   2.13 = ... porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
 
N.H: Para sermos semelhantes a Cristo, devemos nos condicionar a procurar pensar como Ele. Para mudarmos os nossos desejos e alcançarmos essa semelhança, precisamos do poder do Espírito Santo que habita em nós, da influência de cristãos fiéis, da obediên-cia à Palavra de Deus (e não somente estarmos expostos a ela) e do serviço sacrificial. Na maioria das vezes, é fazendo a vontade de Deus que desenvolvemos o desejo de continuarmos a fazer a sua vontade. Façamos a vontade do Senhor e confiemos que Ele mudará os nossos desejos.
b)      Força para sofrer pelo nome de Jesus. ................ At   7.58,59
At 7.58,59 = E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam.      E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus recebe o meu espírito.
 
N.H: A visão de Estevão apoiava a reivindicação de Jesus; ela irri-tou os líderes judeus que condenaram Jesus à morte por blasfêmia. Por não tolerarem as palavras de Estevão, mataram-no.
Talvez as pessoas não nos matem por testemunharmos a respeito de Cristo, mas podem deixar claro que não desejam ouvir a verdade e tentar nos calar. Continuemos honrando a Deus por meio de nossa conduta e de nossas palavras; embora muitos possam rebelar-se contra nós e nossa mensagem, alguns seguirão a Cristo.
Lembre-se que a morte de Estevão causou um profundo impacto na vida de Paulo, que mais tarde se tornou o maior missionário cristão. Mesmo aqueles que se opõem a nós agora, podem mais tarde se voltar para Cristo.
 
c)      Poder para testemunhar com intrepidez. .................... At   1.8
At 1.8 = Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
 
N.H: Jesus prometeu aos discípulos que receberiam poder para teste-munhar depois de terem recebido o Espírito Santo.
Note a progressão:
1) Eles receberiam o Espírito Santo,
2) que lhes daria poder,
3) então testemunhariam e alcançariam resultados extraordinários.
 
Freqüentemente tentamos inverter a ordem e teste-munhar por nosso poder e nossa autoridade.
 
O Testemunho é a exibição do que podemos fazer por Deus. É a prova e o testemunho do que Deus fez por nós.
 
Pr. Paulo Ludwig Batista
Nova Camboriú – Camboriú / SC

Mensagens e Estudos