O SONHO DO HOMEM E O PROJETO DE DEUS
Sonhe, mas dê a Deus o direito de sonhar, também!
Queremos que tudo aconteça conforme planejamos! Não é assim? Traçamos uma linha reta do ponto de partida até o ponto final, que, no caso, seria o nosso objetivo. Esquecemos de que, como filhos de Deus, temos um Pai que cuida de nós. E nem tudo o que queremos é o que Ele quer para nós.
Não aceitamos obstáculos, não aceitamos lutas, não aceitamos retaliações, não aceitamos interferências; temos um sonho, mas Deus também tem o Seu sonho para nós.
PROVÉRBIOS: 16. 1-3 & 19. 20-23
Ninguém que serve a Deus é fruto do acaso. Não nascemos devido ao mau funcionamento de uma pílula anticoncepcional, nem tão pouco somos fruto de um método contraceptivo que falhou. Creio que todos nascemos por indicação e escolha divinas.
SALMO. 139
13 Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. (Música Tema-IBAFE)
14 Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Somos um projeto de Deus, o povo Seu. Ele, e só Ele, tem direito legal sobre as nossas vidas, então: dê a Deus o direito de sonhar um sonho para você.
Não brigue com o Senhor, não discuta com Ele, não desanime na peleja. Aceite o plano que Deus tem para você. Aceitar faz parte do projeto.
Sofrer? Parece ser o veículo mais seguro de nos levar até à presença do Pai dos Sonhos.
Todos os que têm uma chamada divina trazem em suas almas, e até no corpo, as marcas do sofrimento. Por que? Por que faz parte do projeto que Deus tem para você.
Na vida do cristão o que não acontece a mando de Deus, acontece com a permissão dEle.
SONHAR É UM DOM?
Sonhar aqui, para nós, não é sonhar no sentido literal da palavra, não é a conseqüência de dormir: é muito mais do que isso. É sonhar no sentido alegórico, ou seja: é ter aspirações, objetivos, traçar metas, desejar, lutar por este desejo, buscar até encontrar, crer até conquistar!
Sonhe e ouse sonhar, você nunca irá além dos seus sonhos!
Estamos aqui hoje, porque com certeza Deus sonhou, arquitetou, planejou e nos criou a partir do Seu sonho, do Seu desejo. Todos precisam e devem sonhar.
Os estudantes precisam "sonhar" para conquistarem seu espaço profissional e lutar por ele. Os profissionais, por sua vez, precisam "sonhar" em fazer a diferença em sua profissão.
As donas-de-casa "sonham" com sua família unida e completa.
Pastores "sonham" com um rebanho abençoado e próspero.
Jovens obreiros "sonham", almejam, sucesso em sua caminhada.
Fiéis "sonham" com o grande dia em que seus familiares vão entregar suas vidas a Jesus.
Mães "sonham" com a libertação dos filhos toxicômanos, e assim por diante.
QUANDO O SONHO SE ESVAI!
Quando perde-se o dom de sonhar, somos presas fáceis para o maligno e é assim que a nossa geração está: pobre em todos os sentidos, vazia de emoções nobres.
Não têm força para prosseguir, mas também não conseguem ficar. O sonho se foi. Entregaram-se às paixões, ao comodismo, aos modismos de nossa época. Hoje, de fato, não passam de "membros de banco", pois são exatamente como o prego, a tinta, o verniz e a madeira. Têm apenas a aparência, aparência de alguém que um dia ousou sonhar, que ousou entrar após o véu. Até viu a glória, mas esqueceu-se de tudo, está despojado como o homem que descia pelo caminho da parábola do bom samaritano: meio-vivo, meio-morto...
O LADRÃO DOS SONHOS
Temos um inimigo. Ele é sagaz, traiçoeiro, paciente. Esta última qualidade necessita ser abordada. Este inimigo possui o "dom" da paciência. Não se ilude por perder uma batalha, pois sabe que mais cedo ou mais tarde terá outra chance, e desta vez, lutará com mais intensidade que a primeira, e, caso perca esta também, não desiste, pois sabe que enquanto durar a "guerra", ele terá outras chances.
Não o substime! Também não precisa temê-lo. Coloque-se na sua posição. Qual? A posição de ser imagem e semelhança de Deus.
Você tem autoridade sobre o mundo espiritual, desde que esteja com o seu vaso repleto de azeite divino.
Este ladrão consegue roubar engravatadinhos, humanoides-inteligentes, poderosos na política, mas jamais conseguirá roubar um servo cheio do Espírito Santo. Aleluia..!
INIMIGOS INTIMOS
Infelizmente os inimigos íntimos não são demônios, são seres humanos oprimidos. Íntimos, pois dividem conosco, muitas vezes, nossa casa, nossa cama e nossa fé.
Frustraram-se por falta de apoio, por falta de incentivo. E hoje maquinam o mal contra os que sonham. Não conseguiram "chegar lá", e não aceitam que ninguém chegue! São incrédulos, frios, calculistas, falsos. Mas, você pergunta: como identificá-los? Olhe ao seu redor. Perceba as atitudes, veja a expressão de desânimo nos seus rostos, sinta o vazio dentro deles, e a inveja que lhes salta de dentro, dispostos a parar todos quanto têm um objetivo.
Conclusão.
Então, qual é o segredo? A fé.
A fé simples, mas poderosa.
A fé que move montanhas.
A fé num Deus que é o Pai dos sonhos.
A Fé que Deus escolheu você, para ser alguém diferente, que faça a diferença, que ouse sonhar.
“O novo ano merece um bom planejamento: Deixe Deus planejar, Ele é especialista nisso”!
(Sonhos de Deus)
Pr. Paulo Costa – 2014.
Sede UMESC - Rua Concórdia nº 75, CEP 88505-334, Bairro, Petrópolis, Lages-SC
E-mail: umesc@umesc.com.br; antunes@umesc.com.br
Secretaria: 49 3224-2479 / 49 99913-2461 Aux Secretaria 49 99154-8742
webmaster@umesc.com.br